segunda-feira, 23 de maio de 2016

Coisas simples para mudar o dia (e vida) dos outros


 Oi gente, como vocês estão? 
Tenho pensado muito em como posso transmitir amor. Uma coisa relativamente simples mas que tanto nos falta hoje em dia. Eu queria ser uma pessoa com muita condição de ajudar e mudar a vida de muita gente, mas ainda não me cabe grandes feitos... Todavia, onde está escrito que todo mundo precisa de algo monumental? As vezes um gesto, um abraço, uma palavra muda muito. Quantas vezes isso já foi o suficiente para me tirar de uma situação ruim? Então escolhi algumas formas simples de ajudar.


1. Campanhas já conhecidas (mas que a gente 'esquece' de fazer parte)
Agora que o frio chegou, por que não ajudar na campanha do agasalho? Aposto que sempre tem aquele casaco que não lhe serve mais ou está muito tempo encostado no guarda-roupa. Os postos dessa campanha são inúmeros; mercados, shoppings, mas você mesmo pode organizar com amigos e fazer essa para quem está sofrendo com a queda de temperaturas. Outra forma muito rápida de ajudar é doar sangue, já que é uma minoria que doa sem ter uma destino já pensado. Doar cabelo também é uma prática que requer coragem mas faz muita diferença.


2. Cartas 
Conheci esse 'metodo' em um projeto chamado Carteiros do resgate e desde então adoto isso para mim. Você escreve cartas dizendo palavras de consolo, alegria, paz e mensagens boas e deixa em lugares aleatórios. Assim, você pode colocar o sorriso no rosto de alguém que nem conhece. O melhor de tudo é não se identificar, nem deixar forma de contato e convidar a pessoa a fazer o mesmo.

3. Presentes sem data
Dar presentes é uma tradição em datas como aniversario, natal, etc... Mas presentear alguém sem uma data especifica é incrível. O mais legal é você escolher um detalhe descuidado, algo que a pessoa comentou ou que te lembre dela. Assim você vai dizer nas entrelinhas como a pessoa é importante, fazendo-a se sentir especial. Principalmente se for alguém que você tem contato mas não é tão intimo. Pequenos gracejos como flores a desconhecidos, levar um bolo a um vizinho e ajudar alguém também é valido. 


4. Ajudar quem não tem condição
Pagar uma conta de alguém que você sabe que precisa, ajudar em tarefas como cuidar de alguém doente ou mesmo nas tarefas domesticas são coisas simples. Doar uma cesta básica é um ótimo exercício, e se achar que pesa muito fazer isso sozinho, organize com seus amigos de montarem uma e dar a alguém. Mas as vezes basta um lanche, um chá, um trocado... 


5. Cuidar de quem está perto
Alegrar um amigo que anda meio triste, chamá-lo para comer algo que ele está com vontade, levar remédio caso ele esteja doente, participar de uma dieta que está sendo difícil para ele se acostumar, deixar um recado na mesa dele, organizar um bolinho aniversario... O que estiver a seu alcance para fazer quem se ama feliz.

6. Além da gentileza humana
Dividimos nosso espaço com outros seres além dos humanos. As vezes regar uma flor ou adubar uma planta pode fazê-la crescer melhor. Mas além disso, cuidar dos animais que infelizmente estão abandonados é fundamental. Vi um post no facebook com uma ideia excelente de como ajudar.

Dá para encarar a simplicidade dessas ações? O que é preciso é coragem para sair das acomodações que nos prendem e colocar em prática o "amar o próximo" e empatia, independente da religião ou crença. Essas foram só ALGUMAS das coisas que tu pode fazer, mas acho que merece parte 2,3,4... Espero ter inspirado vocês e que EU coloque essas ideias em prática. 
Faça o bem sem olhar a quem e o mais importante: sem contar pra ninguém. Não faça essas coisas no intuito de ter reconhecimento, apenas porque solidariedade é amor.
Até a próxima, eu amo vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário