segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

1 Coríntios 12 (Sobre ser igreja)


"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens
(Atos 17:24)

É muito difícil separar os conceitos de templo x igreja; A maioria dos cristãos sabe dessa diferença, teoricamente, mas tem dificuldade em notar quão divergente as duas coisas são.  
Há algum tempo eu estava me sentindo um tanto 'desconfortável' com o formato das reuniões, por me sentir presa a uma ordem pré disposta que as vezes me impedia de oferecer o meu culto racional, era algo já automático. 
Porque estava associando a ideia de prestar culto com ir ao templo. 
Mas, depois de uma conversa com uma amiga (obrigada Raquel), onde eu nem sabia que existia algum problema, mas o assunto foi tomando esse rumo até ao reconhecimento de estar faltando algo na minha intimidade com Cristo, nós decidimos orar (pelo telefone mesmo) e o que aconteceu foi uma experiencia de IGREJA. 
Em Mateus 18:20 está escrito que "... onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles." O que é um paradoxo de complexo e simplicidade de chamar Cristo, como convidado de honra, em uma reunião de amigos e irmãos. E isso vai muito além de ir ao templo aos domingos. 
A igreja deve acontecer o tempo inteiro, o ato de manter-se unido através da oração com outras pessoas deve ser constante (Orai sem cessar - 1 Tessalonicenses 5:17). 
A etimologia da palavra igreja (ekklesia) significa: Chamados para fora. Ou seja, não fomos separados para fazer parte de uma organização secreta. Apesar de muitas serem chamados e poucos escolhidos, não cabe a nós a seleção de tais. 
Como está escrito em Atos 1:8, a ordem foi "Contudo, recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra!”.

"Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós."
- Colossenses 3:13

Eu suporto seus defeitos com amor, você suporta os meus. Criamos uma igreja, VIRAMOS uma igreja. Somos um corpo! (1 Coríntios 12)

Até a próxima, amo vocês!

onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles
Mateus 18:20


Um comentário:

  1. Deus é maravilhoso! gostei do texto, a diferença entre igreja e templo é muito grande, na verdade a igreja é plano de Deus e é seu corpo enquanto Cristo é a Cabeça.

    ResponderExcluir